sábado, 17 de outubro de 2009

Histórias Chassídicas - Estabelecimento de Falsas Prioridades


Um judeu iniciou seus negócios quando depois de anos de estudo em uma yeshivá. Logo após.. foi ao Rabi Meir de Premishlan e desabafou seus infortúnios.

"Rabi," - disse - "estou envolvido em negócios gigantescos, e isso não me está me dando nem um minuto de descanso, estou nisso durante o dia todo, e quando chega a noite não consigo mais dormir, por causa da preocupação com os negócios. O que devo fazer?"

"Já que você está envolvido nisto dia e noite," perguntou o Rabi, "quando você consegue tempo para estudar a Torá?"

"Infelizmente, Rebe," replicou o homem, "simplesmente não tenho tempo para estudar a Torá. Assim que terminar este negócio, conseguirei reservar algum tempo para o seu estudo."
"Você estabeleceu as prioridades erradas," disse Rebe Meir. "A Torá nos diz que se mantivermos suas mitsvot - e estudar a Torá é a mais importante delas - então receberemos uma bênção do Todo Poderoso. Você, entretanto, está esperando pela bênção antes de devotar-se à Torá. Se você pensasse primeiro em usar o tempo para aprendê-la, logo veria que seus problemas de negócios se resolveriam por si mesmos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário